Wednesday, June 27, 2007

E o Irão aqui ao lado

Jacques Bergier dizia que nesses livros poeirentos que os estudantes consultam em vésperas de exame (nota minha: em que planeta terá ele vivido?) há maravilhas e milagres; eu digo que nos jornais de economia há maravilhas e abismos.

Transcrevo do Jornal de Negócios online de hoje:

Bruxelas leva Portugal ao Tribunal de Justiça por causa do reactor nuclear de Sacavém

A Comissão Europeia (CE) referiu Portugal ao Tribunal de Justiça Europeu por falta de cumprimento de algumas obrigações relacionadas com as actividades do Instituto Tecnológico e Nuclear no âmbito das pesquisas no Campus de Sacavém.

"A Comissão Europeia pede uma acção legal contra Portugal por falhar na aplicação dos requerimentos do Euratom", de acordo com um comunicado emitido hoje por Bruxelas.

O Tratado Euratom exige que os Estados-Membros providenciem pela criação das instalações necessárias para efectuar o controlo permanente do grau de radioactividade da atmosfera, das águas e do solo, bem como o cumprimento das normas de segurança de base. O Tratado dá ainda direito à Comissão Europeia de aceder às instalações de controlo a fim de verificar o seu funcionamento e eficácia.

A Comissão já tinha enviado a Portugal um procedimento de infracção e "examinando a resposta das autoridades portuguesas, a Comissão estabeleceu que as condições actuais continuam a não ser adequadas" e por isso Bruxelas decidiu levar o país a Tribunal.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home