Wednesday, June 20, 2007

Plano Verde, Pleno Branco: Lisboa

Facto 1: Os representantes do PS, PCP, PSD e CDS na Assembleia Municipal de Lisboa, ontem reunida para deliberar sobre a Estrutura Ecológica Municipal, Plano Verde para a Cidade de Lisboa, decidiram - em véspera de campanha eleitoral - não decidir. O Plano "baixou" à Comissão Permanente de Ambiente e Qualidade de Vida.

Facto 2: Já a 7 de Maio a Comissão Permanente (da Câmara) para o Acompanhamento da revisão do Plano Director Municipal aprovara, por unanimidade, um parecer favorável à integração do Plano na revisão do PDM da cidade. A Comissão Permanente do Ambiente, essa, não pediu o adiamento da decisão.

Facto 3: A integração do Plano Verde nos planos municipais nasceu desta Proposta , do vereador José Sá Fernandes (deixo aqui link para que se possa ver, em video , aquilo de que se trata).

E pronto. Vale a pena acrescentar que falamos de um plano urgente para manter habitável a maior cidade do país, e que falamos - com este ou com outro de efeito equivalente - de uma coisa simples como o cumprimento da lei? Vale a pena dizer que a escolha é entre um espaço-pulmão e um espesso-betão?

Vale pois. Vale a pena comparar, em cada um dos deputados municipais, em cada um dos candidatos à Câmara de Lisboa, as palavras e os actos, as promessas e as decisões, os discursos e os percursos. E vale a pena ver como o interesse no desenvolvimento apregoado com o rigor do PS, a competência do CDS e a seriedade do PSD se casa tão depressa com o envolvimento nos interesses que em Lisboa realmente mandam. É que os promotores imobiliários precisam de uma Câmara imóvel.

Os lisboetas podem agradecer aos seus deputados municipais. Desde ontem ficamos com a prova de que os senhores que gerem Lisboa não têm falta de ideias novas, mas excesso de ideias velhas: que Lisboa seja esta coisa pobre que temos, que a Câmara seja esta coisa à deriva que tem sido. E para isso só pedem aos lisboetas que sejam a coisa obediente que sempre foram. E que devotadamente neles votem.

A Câmara deve ser gerida, claro. Mas é preciso, antes de mais, que seja gerada pela gente que é Lisboa. Para que a gestão camarária deixe de ser a digestão da cidade. Mesmo quando a digestão se faz pela barriga de um arquitecto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home