Sobre o Gonu e os museus
Embora seja, ao que parece, mais importante prestar atenção ao que se está a passar na Groenlandia, tornou-se habitual apontar como indicador das alterações climáticas - pelo menos, do impacto delas em nós - a supostamente crescente intensidade das tempestades subtropicais (quem se esqueceu do furacão Katrina?)
Por isso é curioso que o ciclone Gonu - dado como o mais violento jamais registado à entrada do Golfo Pérsico - não tenha sido praticamente falado na nossa imprensa. Mesmo nos jornais económicos, normalmente atentos a tudo o que possa influenciar o preço do petróleo. Atingiu Oman, em plena região petrolífera, na quarta-feira (imagem). Fez evacuar milhares de pessoas. Dois dias antes (ainda no alto mar) atingira o nível 5: intensidade máxima, destruição total.
Aqui fica um link , e os motores de busca fizeram-se para isso mesmo.
Mudando de assunto, há umas semanas os jornais referiram - após a confirmação, pelos sempre pessimistas serviços ingleses de meteorologia, de que o Verão de 2007 tinha fortes possibilidades de ser um dos mais quentes registados na Europa, como vem sendo habitual - um "plano" do Governo para acudir aos doentes e idosos sem capacidade de suportar o calor (já lá vai o tempo em que os velhos tinham medo era do Inverno). Falava-se de disponibilizar espaços públicos como museus e bibliotecas.
É louvável o esforço, que aliás faz irresistivelmente lembrar a salvadora biblioteca de "O dia depois de amanhã". Mas continua a faltar informação. Está publicado um denso relatório sobre o impacto climático em Portugal (25 € nas livrarias). Convinha conhecer, em linguagem acessível, as conclusões e as medidas - se as houver. Convinha saber o que se passa, ou o que se prevê que se passe, com a água dos três rios espanhóis (Douro, Tejo e Guadiana, pois). Convinha saber o que se passa em termos de florestas e prevenção de incêndios. Convinha saber o que se pensa fazer ao que resta das regiões agrícolas.
Talvez encontremos tudo isso nas bibliotecas e nos museus, quando para lá formos.
2 Comments:
Interesting to know.
Thanks for the post
Post a Comment
<< Home