Condoleezza Blues
Facto 1: Desde 1954 que, todos os anos, alguns dos homens e mulheres mais poderosos do Império se reúnem, durante um encontro ameno de dois ou três dias, com aqueles que vão ser "lançados" nas esferas internacionais; são os encontros Bilderberg (o nome é o do hotel de uma cidadezinha holandesa onde se realizou o primeiro desses encontros), vedados a jornalistas, onde só se está presente por convite e que terminam sem que seja publicado qualquer relatório oficial.
Facto 2: Entre 3 e 6 de Junho de 2004 teve lugar em Itália a 52.ª sessão do Bilderberg. O anúncio da lista de convidados foi disponibilizado no início de Maio. Tema principal, as relações USA-Europa, no contexto da guerra do Iraque, da reestruração da NATO e da evolução da situação chinesa. Presenças portuguesas: Francisco Pinto Balsemão, Pedro Santana Lopes, José Sócrates e António Vitorino (este não na qualidade de "português", mas na de "europeu", dado o seu cargo de comissário).
Facto 3: No início de Maio de 2004, o Primeiro-Ministro de Portugal era Durão Barroso; Santana Lopes era Presidente da Câmara de Lisboa; José Sócrates era deputado. Foi a 25 de Junho que Portugal soube da ida de DB para Bruxelas, e da indigitaçãod e Santana para chefiar o Governo. Nenhum dado aponta para que a saída do primeiro ministro estivesse já prevista um mês e meio antes. Pouco tempo depois demite-se o secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, sucedendo-lhe José Sócrates.
Hipótese: Quem convidou Santana e Sócrates (necessariamente nunca depois de Abril) sabia bem o que ia acontecer. Pena que nós não soubéssemos.
Questão: Vai haver Presidenciais. Os jornais têm discutido ambições (que são legítimas, mesmo que dementes) e estratégias pessoais e partidárias; tem-se mantido um silêncio curioso sobre quem será o presidente preferido pelo Império. Pena que nós o adivinhemos.
23 Comments:
Goldmundo:
1ª- Contigo tem que ser sempre tudo preto?
2ª- Já tinha ouvido falar desses encontros. Isso é um bocadinho assustador.
Qual é que é o presidente preferido do império?
Há imensas coisas que não têm de ser pretas: morangos, cerejas, diospiros, rosas, violetas, gatos, gaivotas, ramos de árvore, o fogo das lareiras, os vestidos tradicionais chineses, os olhos das raparigas, os cadernos por estrear, o arco-íris das tardes de chuva, o mês de junho, as fadas, a irlanda, o deserto, os fantasmas, tu.
O presidente preferido... que sei eu? Mas vou voltar a este assunto.
?!?!? não percebi a ponta de um corno!
Quem é que sabia o quê e como e que diabo de teoria da conspiração é esta que nem tem enredo ":O)))
verdade. Não se percebe. E quase que imagino que nem tu percebes...
a única coisa óbvia e lógica é que o Sampaio deixou cair o Ferro por causa do "caso pio" pois as ditas k7s já estavam cá fora há muito.
Quanto ao resto dos encontros não percebi
Zazie, talvez com o "Condoleezza II", proximo post. Não tenho tido tempo. Sorry.
ok, vou ficar à espera...
mas cá para mim estás tramado que agora ainda vais ter de inventar mais ":O))
então tu acreditas que os gajos iam fazer uma reunião com essa malta toda para debater quem era a próxima governata cá da santa terrinha?
pÔôô...
e as outras caseira depois era só obedecer. Está-se mesmo a ver.. então o Manuel Alegre a gritar-La gauche c'est moi! e la condoleza qui va lever au....
Zazie, mesmo sem o Condo II, vamos lá ver: o programa da reunião (que é relativamente publicitado) é o que eu digo no post. As coisas ali não se debatem ems entido democrático, não há, provavelmente, votações. A escolha é feita no momento em que se é convidado. Nos países politicamente insignificantes, como é o nosso caso, há um ou dois membros permanentes (o Dr. F. Balsemão) e são trazidos, como a um baptismo, aqueles que estão reservados a altos desígnios. Depois, não precisam de voltar: já se trocaram cartões de visita e numeros de telefone.
O engraçado aqui é saber-se, EM MARÇO, os "altos designios" a que estavam reservados o presidente da Camara de Lisboa (aliás nesse momento em "baixa") e o ex-ministro do ambiente de um governo que não deixara saudades. Ex-ministros e deputados havia por aí às carradas.
Assim, na reunião Bilderberg de 2005, já o convidado foi o Dr. Morais Sarmento. Eu diria, a partir deste simples facto, que ele um dia (o Bilderberg costuma jogar a quatro-cinco anos de prazo, nao mais do que isso) liderará o PSD. A ver vamos.
Gold,
Ora vamos lá a isto. Já me conheces e sabes que para umas coisas ando sempre uns bons metros acima do solo mas para outras tenho o vício do racionalismo. É o que acontece em matéria de análise política- passo-me com fantasias ou desabafos poéticos nesta área. E se ainda por cima vêm todos com rendinhas ideológicas pré-fabricadas pior... detesto “fardas”.
O que tu dizes:
1- a reunião é mais a dar para o secreto (eu nem sabia disto nem fui investigar mas dou de barato que sabes e que é assim mesmo) e aí convidam n pessoas escolhidas por motivos de interesse ou relevância política. Ok. A reunião é internacional e, por certo, os assuntos que levam os mecos a reuinirem-se não será para debater o problema dos electrodomésticos ou correcção dos dentes dos filhos.
2- logo o que debateram teria de ter interesse recíproco e internacional.
3- tu pegas nas pessoas que foram, nas datas em que foram escolhidas e estiveram juntas para saltares para uma teoria da conspiração que, resumidamente diria o seguinte: o Barroso já estava escolhido pelos americanos para a ficar à frente da UE nessa altura, o Santana para cair, o Ferro para se demitir e dar lugar ao Sócrates.
4- ora isto é de uma irracionalidade que até me põe os cabelos em pé (o que é difícil e pleonástico). Porque:
a) se o Barroso já poderia estar “apalavrado” numa questão de convite e interesse da UE- é plausível. Mas não é plausível que a Condolezza (ou os americanos- esta parte ainda não percebi quem é que consideras ser o “Nestor”) se metessem ao barulho porque assim sendo era tão válido como dizer-se que foram os extra-terrestres.
b) quanto aos outros mecos nem para extra-terrestres interessavam.
c) seguindo o teu “raciocínio (a tua ficção, para sermos mais directos) o Santana não caiu por todas as trapalhadas políticas que sucederam; o Sampaio não o demitiu à primeira para proteger o partido e não atirar com o Ferro para eleições e a meio da campanha saltarem as k7 do outro artista dos jornais; depois não teria demitido porque sim e ainda mais: no PS não houve eleições internas para a escolha do artista entre os 3 artistas! Porque, segundo a tua teoria, isto é tudo comandado por “forças” exteriores que se reúnem para planear estas tricas de governantas de um país que não importa a ninguém.
Ora bem meu caro, se não foi isto que tu disseste não sei o que foi. Foi uma historieta muito divertida ehehehe e tu és muito simpático mas andas-me a competir com as minhas fantasias medievais “:O)))
bjs
P.S. daqui a quanto é que vai sair Morais Sarmento? bora apostar?
é que se tu achas que costumas acertar ainda te chateio para me dares um nº para o euromilhões ":O)))
mas é engraçado que aqui na blogosfera também há uma série de especialistas em teorias da conspiração. O viana é expert em ligações do exército americanos a planos de controle de tudo, incluindo da administração bush (uma historieta de meter inveja aos tempos da espionagem da cortina de leste). O techernignobyl do bdE diz à boca pequena (muito pequena que ele tem vergonha de o dizer bem claro) que os americanos têm encontros com a Al-Qaeda e com o bin Laden em jipes no deserto. Por isso é que também faz parte dos apoiantes das negociações do Soares porque acredita que o Soares também sabe desta historieta e quer ir lá ele de jipe fazer negócio mais apropriado. No bdE há por lá uma Madalena/bombatómica que tambe´m é perita nestas ficções. No caso até consegue misturar evangelhos gnósticos com americanos e montagens de fotoshop nos atentados do 11 de Setembro. E agora nos Londrinos quem fez explodir aquela treta foi a Scotland Yard... e por aí fora...
o maradona defende a ideia que estas teorias de consipração são como os romances policiais. Se forem muito bem construídas há hipótese de alguma vez acertarem ehehe
Mas a mim fazem-me fernicoques. Acontece o mesmo com os prestidigitadores: irrita-me porque é ficção com rabo de fora. Assim como assim eu cá prefiro outras crenças. Olha: também acredito no tio Patinhas e sempre que vou ao banco imagino o gerenta a nadar na piscina de notas e moedinhas lá nas traseiras ":O)))
photoshop e outras bacoradas mas nem emendo que é para se ver bem a vergonha
":O.
This comment has been removed by a blog administrator.
olha, até no bdE já toparam isso...
(e estes para ti imagino que sejam insuspeitos porque são de esquerda...)
pois, a bombatómica/madalena do photoshop gnóstico tem uma grande descendência...
http://bde.weblog.com.pt/arquivo/123668.html
Zazie, não sei de onde possas ter tirado a ideia de que sou de esquerda. Diria que é ainda mais mirabolante do que a hipótese dos extraterrestres :)
ehehehe acredita que eu disse só para atirar com o barro à parede. Foi um golpe baixo, lá isso foi. mas também "sabia" que não poderias ser isso. O que quer que isso seja ":O)))
´Foi mesmo só para chatear. Mas tens de admitir que as teorias da conspiração para funcionarem têm sempre de partir de aprioris. geralmente ideológicos mas também podem ser outros. E tu vens-me para aqui com uma teoria mais louca que realmente só podia ser de ET ":O)))
até me fartei de rir a imaginar o Alegre se lhe dissessem "forças externas" se levantaram para deixar que o Sócrates ganhasse as eleições internas ehehe
mandava-o para além da taprobana a ele e mais aos "novos-russos" looooooollll
":O)))
ser de esquerda, ser de direita é coisa para quem gosta de seguir os tratados das bobones políticas da moda...
há quem se dedique a fazer testes trimestrais para ver se não desalinhou...
":O.
As ligações do Alegre a isto de que falo (não sei se é claro que não me tenho vindo a referir ao governo dos Estados Unidos) existiam, como é evidente, nos tempos do exílio em Argel. Provavelmente estão "off" há muito tempo, e bem porque nunca ele mereceu confiança.
Mas as eleições partidárias controlam-se, ainda mais facilmente que as "nacionais". A partir do momento em que os candidatos alinharam, as hipóteses de vitória do JSócrates eram grandes (confesso que não segui com atenção esse assunto aborrecido). Não estou a falar de urnas de voto batotadas; falo de propaganda (no sentido que Goebbels lhe deu). E falo, claro, do poder dos "aparelhos".
(não acompanho os "debates" de ideias e não sei quem é essa gente de que falas, viana e outros nomes esquisitos)
This comment has been removed by a blog administrator.
goldmundo,
também não perdes nada se não conheces alguns deles embora o tcherny até seja meu amigo ":O))
eu pura e simplesmente não percebi estes teus posts. Começando logo pelo título. Estás a referir-te a quem?
depois também continuo na mesma mas se calhar isto é mesmo para ter ar de charada e ficar apenas com ar intrigante.
O pouco que dá para entender é que tu atribuis resultados políticos relativos a estes personagens que estiveram na dita reunião em função de alguém ter mexido os cordelinhos.
Ora isto é que é teoria da conspiração demasiado inviável. Para começar havia um mundo dominado por forças estranhas que determinavam tudo em todos os países. Sim, porque não me vais convencer que se o fizeram (alguém que não dizes quem é) para Portugal fizeram e fazem para todos os outros.
E fazem o quê? influenciar por propaganda trapalhadas de primeiros ministros que depois levam à dissolução da assembleia. E pelo meio propaganda sabe-se lá como que levou à demissão do candidato da oposição por ficar chateado por o presidente não ter mandado o opositor para a rua. E de seguida as ditas forças ainda conseguem por meio de propaganda, como tu dizes (à Gobels e tudo ehehe) influenciar aquela tropa fandanga do aparelho partidário mortinha por tacho a votar no que mais convinha às ditas forças estrangeiras...
por favor, rapaz, isto tem piada mas é ficção mais louca que as minhas historietas medievais.
OK. Vou ser mais claro. DEixas-me curioso com as historietas medievais. Espero que não lhes dês ar de Idade das Trevas.
? mas leste-as?
Idade das Trevas? pensei que soubesses que esse chavão é uma das maiores idioteiras que se podia ter inventado...
Não. Sim.
Estou a brincar :P
Não, não as li (estão nos teus blogs? Há tempos fiz lá uma viagem mas perdi-me um pouco. Encontrei um blog colectivo, e normalmente eles confundem-me. Dás-me uma referência?
Sim, sei. A invenção da "idade das trevas" foi um dos primeiros passos das trevas de que aqui - neste blog - falo.
Dark Ages'r Us
- ou DarkAges R'U.S. ;)
pois é isso mesmo. A Idade Média é uma época muito mais interessante do que a pintam
Eu não invento histórias. Faço textos com histórias ou iconografias da época. Depois limito-me a andar com aquilo para o presente ou retirar ilações de outra ordem. Estão na Janela Indiscreta e agora no Cocanha.
.... pÔÔô...isto ficou com ar de interrupção para publicidade...
":O.
Eu acho que se o Cavaco se candidatar contra o Mário Soares, ganha.
Concordas?
Post a Comment
<< Home