Wednesday, July 20, 2005

Coisas pequenas

Hoje jantei num restaurantezinho do meu bairro; era tarde quando deixei de trabalhar e estava demasiado cansado para ir para casa tratar de mim. Havia televisão (uma coisa chamada batmanetes ou algo parecido). Fui buscar um jornal. Retive algumas informações úteis:

- O Ministro dos Negócios Estrangeiros e candidato a candidato a presidente (pela "esquerda") disse coisas interessantíssimas:

(1) disse que o "povo" tem de compreender "os impostos não aumentam por sadismo". Eu compreendo isso. Ser ladrão e sádico não é para qualquer um. É mais simples ser ladrão, simplesmente.

(2) disse que Salazar, quando subiu ao poder e encontrou as finanças num caos, "aumentou os impostos em 15% e não em 2%, como agora com o IVA". Não percebi essa: o IVA não aumentou 2%, aumentou 10,5% - ou seja, está 10,5% mais elevado DO QUE ESTAVA. Ah, mas até os jornais vão nesta conversa! Já não se aprende matemática elementar? Será por isso que houve os tais 70% de negativas nos exames do nono ano?!

(3) disse também que não compreende que as pessoas se tenham sentido enganadas com o aumento dos impostos depois de ter sido prometido, em campanha eleitoral, que eles não subiriam.

- Interessante foi também (mesmo jornal, DN de hoje) ver números da Fundação Gulbenkian: primeiro as boas notícias - o orçamento deles para 2004 foi de cem milhões de euros. Valha-nos isso. Agora as más: 42% desse orçamento são "despesas com pessoal". Portanto, 42 milhões de euros para manter a máquina a rodar. E agora as péssimas: a Fundação tem cerca de 500 funcionários no activo. E paga também a... 1.200 "reformados". Não se fazem omoletes sem partir ovos. Mas também não se fazem omoletes quando todos os ovos já foram partidos.

2 Comments:

Blogger Pe.T.C. said...

Fantasticas palavras...continue a escrever.

7:45 AM  
Blogger Goldmundo said...

hmmm... é estranho ter aqui um visitante. Bem vindo, mas não o esperava. A casa ainda está desarrumada. Que porta deixei aberta?

5:01 PM  

Post a Comment

<< Home